51
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Acervo:
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Theon Spanudis
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Código de Ref.:
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TS-CAD005-004
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Espécie/Formato/Tipo:
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ANOTAÇÃO
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Descrição:
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Anotação em alemão.
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Localidade:
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s.l.
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Autor:
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Theon Spanudis
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52
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Acervo:
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Theon Spanudis
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Código de Ref.:
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TS-CAD005-005
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Espécie/Formato/Tipo:
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ANOTAÇÃO
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Descrição:
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Partindo das formas, das cores e dos ritmos, Theon Spanudis analisa as composições do pintor Arnaldo Ferrari. Compara as obras anteriores de Arnaldo Ferrari feitas a óleo e as que foram expostas, feitas com têmpera, destacando a vivacidade das segundas. Theon Spanudis escreve que, dentre todos os pintores brasileiros da época, Ferrari é o mais profundo e o mais metafísico.
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Localidade:
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s.l.
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Data:
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[4/1964]
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Autor:
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Theon Spanudis
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53
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Acervo:
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Theon Spanudis
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Código de Ref.:
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TS-CAD005-006
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Espécie/Formato/Tipo:
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ANOTAÇÃO
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Descrição:
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Texto em alemão.
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Localidade:
|
s.l.
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Autor:
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Theon Spanudis
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54
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Acervo:
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Theon Spanudis
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Código de Ref.:
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TS-CAD005-007
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Espécie/Formato/Tipo:
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ANOTAÇÃO
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Título:
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O espírito da arte moderna
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Descrição:
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Texto escrito para uma conferência com o objetivo de caracterizar a pintura moderna. Historiciza o desenvolvimento das técnicas e reflexões da arte moderna a partir de três pontos principais: as formas, as cores e os ritmos. Esses três instrumentos expressivos da arte moderna guiam as correntes artísticas (os chamados -ismos). A arte moderna independe de seus elementos estarem ou não no real. À exceção do Surrealismo, do Dadaísmo, da Pop-art americana e do Neodadaísmo, a linguagem plástica é preponderante ao discurso. Theon Spanudis destaca a liberdade de expressão como marca fundamental da pintura moderna, em que os artistas utilizam os meios que lhes interessam para realizar suas obras.
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Localidade:
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s.l.
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Autor:
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Theon Spanudis
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55
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Acervo:
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Theon Spanudis
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Código de Ref.:
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TS-CAD005-008
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Espécie/Formato/Tipo:
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ANOTAÇÃO
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Título:
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Arte moderna no Brasil
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Descrição:
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Neste texto, Theon Spanudis traz um panorama da arte moderna no Brasil, optando por analisar preponderantemente a pintura ao invés da escultura, gravura e desenho. Anita Malfatti é destacada como a primeira pintora moderna do Brasil, mas ele nota uma perda de força criativa ao longo de sua obra. Critica os artistas inspirados pelo muralismo mexicano, como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, porque vê nesse movimento excessos de aspectos políticos e narrativas, não atentando para a intenção metafísica da arte moderna. Aponta artistas como Milton da Costa, Alfredo Volpi, Rubem Valetim e os grupos de concretistas como mais próximos da estruturação formal e cromática ideal na sua concepção de arte moderna.
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Localidade:
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s.l.
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Autor:
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Theon Spanudis
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56
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Acervo:
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Theon Spanudis
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Código de Ref.:
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TS-CAD006
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Espécie/Formato/Tipo:
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CADERNO
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Descrição:
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Caderno de brochura com capa dura ilustrada com globo terrestre contendo 100 páginas. Manuscrito a caneta e a lápis com correções em algumas páginas a caneta. A numeração das páginas foi atribuída pelo arquivo IEB e foi convencionada nos cantos superiores, a lápis.
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Localidade:
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s.l.
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Autor:
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Theon Spanudis
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57
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Acervo:
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Theon Spanudis
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Código de Ref.:
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TS-CAD006-001
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Espécie/Formato/Tipo:
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ANOTAÇÃO
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Título:
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Gomringer e os poetas "concretos" de São Paulo
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Descrição:
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A partir de entrevista de Haroldo de Campos publicada em "Diálogo 7", Theon Spanudis questiona o grupo de poetas de São Paulo que se denominam concretos. Analisa a teoria e a produção poética de Eugen Gomringer para compará-las com as práticas dos poetas paulistas. Nota nos poemas desse grupo semelhanças com movimentos como o dadaísmo muito mais do que com o concretismo. Critica Waldemar Ferreira que teria assumido posição de liderança frente ao grupo, mas que desconheceria determinados preceitos teóricos do movimento artístico com o qual se identifica.
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Localidade:
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s.l.
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Autor:
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Theon Spanudis
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58
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Acervo:
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Theon Spanudis
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Código de Ref.:
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TS-CAD006-002
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Espécie/Formato/Tipo:
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ANOTAÇÃO
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Título:
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Vicente Carnicelli: poesias. Seleção e apresentação: Theon Spanudis
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Descrição:
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Texto de apresentação da obra poética de Vicente Carnicelli, com comentários sobre alguns poemas. Divisão da obra do poeta em três ciclos: anterior a 1948; de 1948 a 1953; de 1953 em diante.
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Localidade:
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s.l.
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Autor:
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Theon Spanudis
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59
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Acervo:
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Theon Spanudis
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Código de Ref.:
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TS-CAD006-003
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Espécie/Formato/Tipo:
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ANOTAÇÃO
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Título:
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Chagal e alguns escultores da Bienal. Espírito ressuscitado [resuscitado].
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Descrição:
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O texto destaca a obra de Marc Chagall que seria central na IV Bienal de São Paulo. Theon Spanudis identifica o pintor como expressionista e não como surrealista, como os próprios surrealista o classificaram. Chagall ressuscita em suas pinturas o mundo plástico do oriente próximo, das culturas judaica, helenista, islâmica e bizantina. Jorge Oteiza Enbil, Ilhan Koman e Bara Handi seriam os escultores de grande importância daquela Bienal.
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Localidade:
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s.l.
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Autor:
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Theon Spanudis
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60
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Acervo:
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Theon Spanudis
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Código de Ref.:
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TS-CAD006-004
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Espécie/Formato/Tipo:
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ANOTAÇÃO
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Descrição:
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Versos em português. Esboços de poesia concreta.
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Localidade:
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s.l.
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Autor:
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Theon Spanudis
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