A Produção Intelectual de Roger Bastide - DRP020

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1151
Acervo: A Produção Intelectual de Roger Bastide - DRP020
Código de Ref.: RB-P40-047
Espécie/Formato/Tipo: ARTIGO DE PERIÓDICO
Título: Carta de Paris
Descrição: Por ocasião das comemorações do centenário da revolução de 1848 na França, muitos intelectuais estavam em evidência como Léon Blum, Malraux, os filmes de Sartre e Cocteau, o teatro de Jouvet e J.-L. Barrault. A França estava em destaque na encruzilhada da arte internacional e o Brasil também parecia estar em voga pois proliferavam conferências, debates e exposições sobre ele na cidade Luz.
Localidade: Rio de Janeiro, RJ, BRA
Data: 1 maio 1948
Autor: Roger Bastide
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1152
Acervo: A Produção Intelectual de Roger Bastide - DRP020
Código de Ref.: RB-P40-048
Espécie/Formato/Tipo: ARTIGO DE PERIÓDICO
Título: As idéias sociológicas de André Gide
Descrição: A respeito da relação entre literatura e Sociologia, Bastide vê três possibilidades: 1) o escritor se inspirar em doutrinas sociológicas, para delas extrair um novo lirismo (Jules Romains); 2) o romance de costumes permitir ao sociólogo a coleta de muitos dados (Balzac e Marx); e 3) o escritor descobrir intuitivamente fatos que os sociólogos, devido à pouca maleabilidade perante as doutrinas sociológicas, não percebem (Gide). Gide parte do Naturalismo e sua primeira concepção sobre as relações humanas será calcada nas Ciências Naturais. A passagem do Naturalismo ao Humanismo se deu através da Economia Política. Na última parte de sua vida passou a idéia da autonomia da ciência do homem, baseada na “lei da recorrência”, que percebeu através de uma viagem ao Congo. A descoberta dessa “lei” faz Gide deixar a literatura introspectiva para escrever romances de caráter objetivo. A Antropologia, usando essa mesma “lei”, percebeu que um grupo sempre tem uma visão etnocêntrica com relação a outro e Bastide exemplifica com os casos de negros norte-americanos e brasileiros.
Localidade: Rio de Janeiro, RJ, BRA
Data: 5 dez. 1948
Autor: Roger Bastide
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1153
Acervo: A Produção Intelectual de Roger Bastide - DRP020
Código de Ref.: RB-P41-001
Espécie/Formato/Tipo: ARTIGO DE PERIÓDICO
Título: Os problemas da vida mística
Descrição: Analisa as características e diferenças entre o “iluminado”, o “profeta”, o “quietista” e o “místico construtor”. Aponta as vantagens da utilização do método comparativo e da interdisciplinaridade no estudo do misticismo.
Localidade: s.l.
Data: s.d.
Autor: Roger Bastide
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1154
Acervo: A Produção Intelectual de Roger Bastide - DRP020
Código de Ref.: RB-P41-002
Espécie/Formato/Tipo: ARTIGO DE PERIÓDICO
Título: As formas elementares da vida mística
Descrição: Afirma que em qualquer religião encontramos três elementos: o representativo, o motor e o afetivo. Com o objetivo de estudar o desenvolvimento do processo religioso e as transformações da vida mística, utiliza dados da Etnografia e da História Antiga, estabelecendo quatro características para o que denomina “misticismo primitivo”: 1) é um misticismo orgiástico; 2) provoca estados de êxtase mais ou menos catalépticos; 3) ausência de elemento moral e intelectual; 4) o “primitivo” é escravo de suas emoções e de seu corpo, enquanto o místico cristão, por exemplo, é senhor de ambas as coisas.
Localidade: s.l.
Data: s.d.
Autor: Roger Bastide
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1155
Acervo: A Produção Intelectual de Roger Bastide - DRP020
Código de Ref.: RB-P41-003
Espécie/Formato/Tipo: ARTIGO DE PERIÓDICO
Título: A corrente mística
Descrição: Analisa a evolução do misticismo hindu, judaico e islâmico, afirmando que há uma homogeneidade nas experiências místicas, o que permite se fazer uma “monografia do misticismo”. Em segundo lugar, constata que há uma tradição mística, mas cujas experiências são refinadas com o progresso da cultura. Por esses motivos, Bastide propõe como diretrizes de seu estudo a utilização do método comparativo e a análise dos “grandes homens”, o que permitiria uma visão global das religiões bem como a análise das formas mais elevadas do misticismo.
Localidade: s.l.
Data: s.d.
Autor: Roger Bastide
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1156
Acervo: A Produção Intelectual de Roger Bastide - DRP020
Código de Ref.: RB-P41-004
Espécie/Formato/Tipo: ARTIGO DE PERIÓDICO
Título: A técnica mística
Descrição: Inicialmente Bastide analisa a passividade que caracteriza os estados místicos, obtida através do ascetismo. Os místicos reconhecem que a vida mística é feita por processos humanos, e nesse sentido o ascetismo assume o papel de luta moral contra o corpo para a eliminação da vontade, advindo daí a purificação da alma. Em segundo, lugar, analisa como a alma, desligada do mundo através do ascetismo, “enche-se” de Deus por meio da oração, da meditação e da contemplação. Diferenciando meditação (forma analítica que procura a clareza) de contemplação (forma sintética que rejeita os limites e procura a obscuridade), Bastide afirma que muitos místicos se debateram entre essas duas formas, sendo dificultados também por iniciarem sua caminhada através da oração discursiva. Finalmente analisa a função epistemológica do ascetismo. Este é um método para o “conhecimento de Deus”, que se faz na obscuridade. O ascetismo é a renúncia de todo conhecimento sensível, imaginativo e discursivo; e também a renúncia da memória que liga alguém ao mundo. Nesse sentido, a vida mística se constitui em luta e tensão contínuas, e o místico é, em última análise, um “herói da negação”.
Localidade: s.l.
Data: s.d.
Autor: Roger Bastide
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1157
Acervo: A Produção Intelectual de Roger Bastide - DRP020
Código de Ref.: RB-P41-005
Espécie/Formato/Tipo: ARTIGO DE PERIÓDICO
Título: Os estados místicos
Descrição: Analisa os estados místicos, caracterizando-os como passivos, exteriores, envolvendo conhecimentos obscuros, sofrimentos e sentimentos de paz e alegria. Em seguida, apresenta as principais etapas desses estados, formuladas por Santa Tereza: 1) A noite dos sentidos caracterizada pelo desgosto ao mundo e ódio às coisas sensíveis, bem como pelo desejo ardente de uma união íntima com Deus. É um estado transitório entre a oração mental e a oração mística e apresenta três graus: A – a oração de recolhimento ou de quietude, estado passageiro e descontínuo de repouso e calma, no qual o esforço humano cessa e se sente o dom divino; B – oração de união: sentimento forte e seguro, porém também descontínuo, de desligamento com o mundo e de união com Deus; C – o êxtase: arrebatamentos breves nos quais se sente que a alma foi levada por Deus.
Localidade: s.l.
Data: s.d.
Autor: Roger Bastide
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1158
Acervo: A Produção Intelectual de Roger Bastide - DRP020
Código de Ref.: RB-P41-006
Espécie/Formato/Tipo: ARTIGO DE PERIÓDICO
Título: As graças místicas
Descrição: Neste capítulo Bastide analisa as graças místicas, ou seja, as manifestações extraordinárias e exteriores da vida mística, que são classificadas em três grupos: 1 – Graças sensoriais: palavras e visões. As “palavras místicas” são vozes atribuídas a Deus, a santos, anjos etc., das quais se distinguem três espécies: as palavras corporais, as imaginativas e as intelectuais. As visões também podem ser classificadas em corporais (impressões reais), imaginárias (imagens rápidas e precisas) e intelectuais (sentimento de uma presença exterior). 2 – Graças motrizes: escrita automática e glossolalia. A glossolalia é a invenção de uma língua e representa uma criação da personalidade mística. Bastide caracteriza as “línguas místicas” como passivas e ininteligíveis a quem as escuta e a quem as profere. Do mesmo modo, a escrita automática é um ato involuntário e inconsciente, durando apenas o tempo da inspiração. Essas duas manifestações ligam-se a um fenômeno mais geral, denominado “moção divina”, no qual os fenômenos místicos são exteriorizados através dos impulsos vocais ou gráficos. 3 – Os milagres da imitação fervente: levitação e estigmas. Essas graças correspondem a um sentimento moral de dor e de identificação com o sofrimento de Jesus, através do que Bastide chama de “crucificação mística”. Os místicos têm visões imaginativas de estarem recebendo os mesmos ferimentos e estigmas físicos recebidos por Cristo. Devido a essa identificação, os místicos sentem-se capazes de no futuro resgatar os pecados do mundo. Bastide apresenta a seguir diferentes interpretações de pesquisadores de varias áreas e conclui que estas manifestações são “pretensas graças”, sinais que indicam mais uma “desordem mórbida” do que um gênio religioso.
Localidade: s.l.
Data: s.d.
Autor: Roger Bastide
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1159
Acervo: A Produção Intelectual de Roger Bastide - DRP020
Código de Ref.: RB-P41-007
Espécie/Formato/Tipo: ARTIGO DE PERIÓDICO
Título: Através das penas místicas. A noite do espírito
Descrição: A “noite do espírito” é uma das etapas da vida mística e corresponde a uma fase de grande sofrimento, mesclada pelo peso dos pecados e vícios e pelos favores de Deus. É caracterizada pelas seguintes dificuldades: 1 – doenças; 2 –afastamento de amigos e parentes; 3 – sensação de impotência e desconhecimento de si mesmo; 4 – dúvida; 5 – sensação de estar condenado. 6 – “aridez espiritual”, na qual há o combate entre a unidade mística e a multiplicidade psíquica; e 7 – sensação de ser indigno e ter sido abandonado por Deus, Bastide comenta que, se as “graças místicas” representam uma etapa perigosa porque estas podem desembocar no desenvolvimento do amor próprio, a etapa da “noite do espírito”, ao contrário, faz desaparecer os últimos resquícios de egoísmo. Aquele que consegue ultrapassá-la é um herói e um grande místico, pois compreendeu que o inimigo de Deus é o eu.
Localidade: s.l.
Data: 1979
Autor: Roger Bastide
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1160
Acervo: A Produção Intelectual de Roger Bastide - DRP020
Código de Ref.: RB-P41-008
Espécie/Formato/Tipo: ARTIGO DE PERIÓDICO
Título: O estado teopático
Descrição: O estado teopático é a última etapa da vida mística e é representado pelo “casamento com Deus”. Somente os grandes gênios religiosos chegam a este estado, que faz parte tanto do Cristianismo como do Islamismo. É caracterizado por uma união permanente, calma e doce, ao contrário do que foi a vida mística antes de atingir este estágio. Os atos místicos são “desindividualizados”, pois a alma está identificada completamente com Deus e as graças sobrenaturais visíveis desaparecem.
Localidade: s.l.
Data: 1979
Autor: Roger Bastide
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